Alimentos Bons para Baixar a Pressão: conheça os melhores!

Alimentos Bons para Baixar a Pressão: conheça os melhores!
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Veja quais são os 10 melhores alimentos bons para baixar a pressão que podem ser encontrados nos supermercados facilmente.

Quais os alimentos bons para baixar a pressão? É possível reduzir hipertensão com comida? Como se sentir bem sem tomar remédios?

Hipertensão se refere à pressão do sangue nas paredes da artéria. Contra este problema vale a pena consumir alimentos para baixar a pressão, ou seja, àqueles saudáveis sem excesso de sódio.

Bons alimentos para Baixar a Pressão sanguíneaAo longo do tempo, a pressão arterial elevada gera danos nos vasos sanguíneos que causam doenças cardíacas, renais, acidentes vasculares cerebrais e outros problemas.

A hipertensão às vezes é chamada de assassino silencioso porque não produz sintomas e passa despercebida durante anos.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil quase 60 milhões de brasileiros sofrem de pressão alta.

Muitos fatores de risco para pressão alta estão fora de controle: idade, história familiar, gênero e raça.

Mas também há formas de reduzir hipertensão, tais como exercícios e consumo dos melhores alimentos bons para baixar a pressão.

Uma dieta de qualidade ajuda para diminuir a pressão arterial, principalmente quando rica em potássio, magnésio e fibras.

1: Alimentos para Baixar a Pressão e Comida Verde

O potássio ajuda os rins em se livrarem do excesso de sódio através da urina. Isso por sua vez diminui a pressão arterial.

Os vegetais frondosos com bastante teor de potássio incluem: Acelga; Alface; Beterraba; Couve; Espinafre; Nabos e Rúcula.

Em geral os vegetais enlatados possuem excesso de sódio. Vegetais congelados têm mais nutrientes e são fáceis de armazenar.

2: Batata Assada: Baixar Pressão Arterial

Este saboroso prato é rico em magnésio e potássio, dois nutrientes importantes da dieta DASH (sigla que significa “abordagens dietéticas para parar a hipertensão ou pressão alta”).

Uma dieta rica em potássio ajuda o corpo a se tornar mais eficiente na descarga do excesso de sódio que pode elevar a pressão arterial.

Magnésio ajuda em deixar saudável o fluxo sanguíneo, conforme diz a nutricionista Letícia Sanches.

3: Leite Desnatado

Um copo de leite gelado oferece uma dose sólida de cálcio e vitamina D, nutrientes que trabalham em equipe para baixar a pressão arterial, reduzindo as chances da doença cardíaca.

Algumas pesquisas sugerem que pessoas com baixos níveis de cálcio têm mais risco de pressão alta.

5: Ovos e Combate Contra a Pressão Arterial Elevada

Ovos no Combate a Pressão Arterial ElevadaAlimentos bons para baixar a pressão também incluem os ovos, saudáveis para o coração.

Estudos já demonstraram que as gemas não aumentam o risco de doença cardíaca; agora pesquisas recentes indicam claras para diminuir a pressão arterial.

Os ovos são fontes sólidas de proteína, vitamina D e outros nutrientes saudáveis.

Porém, não adicione sal ao consumir os ovos, tendo em vista que é puro sódio.

6: Suco de Beterraba: Alimentos Bons para Baixar a Pressão

As pessoas com hipertensão que bebem suco de beterraba podem diminuir a pressão arterial.

Qual ingrediente mágico do suco de beterraba? Nitrato, que vira óxido nítrico, um gás capaz de ampliar os vasos sanguíneos e qualificar o fluxo de sangue.

Um copo por dia ajuda em manter a pressão arterial num nível mais baixo e saudável.

7: Brócolis e Controle da Pressão

Excelente fonte de minerais reguladores da pressão sanguínea, magnésio, cálcio e potássio, destaque entre alimentos bons para baixar a pressão, conforme indicam os especialistas.

Uma dieta rica em brotos de brócolis reduz as chances de pressão arterial elevada, doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.

Brotos de brócolis possuem compostos que reduzem os danos nas artérias, desempenhando um importante papel contra a pressão arterial elevada.

8: Óleos de Sésamo e Farelo de Arroz

As pessoas que cozinham com estes dois óleos (disponíveis nas lojas de alimentos saudáveis) sentem uma queda da pressão arterial quase comparável à diminuição resultante por tomar medicação, assim dizem pesquisas da USP (Universidade de São Paulo).

Os pesquisadores acreditam que o efeito ocorre devido aos ácidos gordurosos e antioxidantes dos óleos saudáveis, como sesamina ou orixanol por exemplo.

9: Reduzir Pressão Arterial com Bananas

Famosamente rica em potássio e cálcio, bananas são alimentos bons para baixar a pressão, além de serem versáteis, ou seja, combinam com diferentes alimentos doces ou salgados.

10: Chocolate Escuro Meio Amargo

Uma maneira saborosa de ser saudável ao coração! Chocolate escuro é rico em antioxidantes chamados flavonoides, o que torna os vasos sanguíneos mais elásticos.

Consuma uma barra por dia, certifique-se de que tenha pelo menos 70% de cacau para baixar a pressão com garantia.

Dicas Adicionais: Dietas e Alimentos Bons para Baixar a Pressão

Dietas: Frutas e legumes bons para Baixar a Pressão

Não é fácil mudar os hábitos alimentares, mas com essas dicas abaixo você pode adotar uma dieta saudável de bons alimentos para baixar a pressão arterial:

  1. Consumir uma dieta rica em grãos integrados, frutas, vegetais e produtos lácteos com baixo teor de gordura saturada pode reduzir a pressão arterial.
  2. Mantenha um diário da comida! Escreva os alimentos consumidos, mesmo se for por apenas uma semana. Compreenda seus verdadeiros hábitos alimentares. Monitore o que come, quanto, quando e por quê.
  3. Considere aumentar as taxas de potássio, o que pode diminuir os efeitos do sódio sobre a pressão arterial.
  4. A melhor fonte de potássio é comida natural, como frutas e vegetais, ou, suplementos.
  5. Seja um comprador inteligente. Leia os rótulos dos alimentos quando comprar e fique no plano da alimentação saudável ao jantar fora de casa.
  6. Ao ler os rótulos escolha alternativas com baixo teor de sódio em alimentos e bebidas.
  7. Consuma alimentações menos processadas. Há apenas uma pequena quantia de sódio nos alimentos naturais. A maioria do sódio é adicionada no processamento.
  8. Não adicione sal. Apenas 1 colher de chá tem 2.300 mg de sódio – isto é muita coisa para quem deseja baixar a pressão arterial. Use ervas ou especiarias para adicionar sabor à sua comida.
  9. Se você não sentir que consegue reduzir o sódio em sua dieta de uma só vez procure recuar gradualmente, diminua aos poucos.

Agora no sentido de ter uma vida melhor e mais saudável coloque em prática as dicas que você acaba de ler neste artigo sobre alimentos bons para baixar a pressão.

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