Quais são os tipos de próteses dentárias?

Tipos de próteses dentárias
Próteses dentárias (fonte: comfortcaredentists)

A prótese dentária, possui uma enorme importância, e não é somente no quesito de beleza ou estética, mas como também, para a nossa própria saúde, pois como já sabemos, os dentes possuem a função de mastigar e a falta deles, pode prejudicar o nosso organismo, podendo te fazer passar por problemas digestivos e outros, como a falta deles também é capaz de causar problemas na questão da fala. 

Logo, se você perdeu um ou alguns dos seus dentes e está desesperado com o incômodo que a falta deles está lhe trazendo, no artigo de hoje, você poderá obter diversos tipos de informações importantes sobre a prótese dentária.

São pontos, explicando para você quais são os tipos de próteses dentárias, como ela deve ser utilizada, quais são os seus valores (em média), dentre diversos outros pontos, que você encontrará nesse artigo. Então, basta continuar lendo o artigo, para que você possa sair daqui compreendendo tudo relacionado ao assunto e podendo escolher a prótese que dá mais certo para você. Boa leitura.

Quais são os tipos de próteses dentárias?

As próteses dentárias são divididas em dois tipos, que são as próteses dentárias removíveis e as próteses fixas. As duas são ótimas opções de próteses para você que está precisando urgentemente de uma. A removível te permite retirá-la para higienizar e dormir sem ela, por exemplo, enquanto a prótese dentária fixa é parafusada.

Logo, esses dois tipos de próteses, tanto a prótese removível, quanto a prótese fixa, são próteses dentárias que permitem que você as coloque de maneira total ou parcial. Ou seja, você pode colocar todos os dentes de uma vez ou pode colocar apenas no ou nos dentes que estão faltando. Veja a seguir, uma explicação um pouco melhor sobre as próteses removíveis e fixas, para que você entenda melhor como é que as mesmas funcionam.

Prótese removível (total)

Quando a pessoa já perdeu todos os dentes ou lhe restam poucos por ter pedido a maioria deles, é indicado que ela busque por fazer uma prótese que seja capaz de ocupar o espaço de todos os dentes que estão faltando de uma só vez. Geralmente, as pessoas costumam chamar a prótese removível total de dentadura, é como ela é mais conhecida.

Para que você possa garantir o seu sorriso de volta, vá até um especialista no assunto e ele poderá te ajudar da melhor forma, podendo fazer também, com que você possa comer e falar normalmente.

Prótese removível (parcial)

Se você é uma pessoa que ainda possui parte ou a maioria dos seus dentes em bom estado e está apenas com um ou alguns dentes faltando, uma opção de prótese recomendada é a prótese removível parcial. Ou seja, ela é um tipo de prótese feita apenas com aqueles dentes que estão faltando, permitindo que você o remova sempre que quiser, seja para limpar ou para dormir, por exemplo.

Prótese fixa

A prótese fixa, possui diversos tipos de nomes mais popularmente conhecidas, como é o caso de ser chamada de coroa ou até mesmo de ponte.

Nesse caso, a prótese não pode ser removida, pois ela é parafusada no lugar correto, onde está faltando o dente.

Prótese flexível

A prótese flexível já se trata de uma prótese mais confortável, feita de um material mais confortável, que promete não machucar, não utilizando grampos para a sua aplicação etc.

Qual o melhor tipo de prótese dentária?

Todos os tipos de próteses dentárias são ótimas opções, pois todas te ajudarão da mesma forma, porém, você deve observar , dentre todas, aquela que melhor irá atender sua necessidade no momento. Você pode observar nos tópicos anteriores, como é que cada uma dessas próteses são e escolher aquela que poderá te ajudar, ou pode ir até um especialista para que ele te ajude a escolher melhor.

Qual o valor de uma prótese dentária?

As próteses dentárias devem ser bem pesquisas e indicadas por especialistas no assunto. No mais, enquanto ao seu valor, cada clínica odontológica possui o seu próprio preço e o preço de cada uma dessas próteses varia de clínica para clínica.

Por isso, é importante que você se informe bem em diversas clínicas que você conhece e que são consideradas boas e escolha aquela que lhe oferecer um bom preço, mas com um serviço de qualidade.

Como usar uma prótese dentária?

Depende do tipo de prótese. Se por acaso a prótese for removível, basta que você a retire e recoloque de forma certa sempre que precisar. No caso de próteses fixas, o médico é quem a coloca e quem a retira.

Próteses dentárias fixas

As próteses dentárias fixas são exatamente aquela que falamos mais atrás, que é aquela que é colocada pelo médico, sendo parafusada e que não pode ser retirada por você, como é o caso da removível.

Quanto custa uma prótese dentária fixa?

Para que você saiba o custo de uma prótese dentária, será necessário que você pesquise e veja. Pois, devido ao fato de não saber de quantos dentes você precisa, não sabemos lhe informar quando é que cada clínica cobra por ela.

Próteses dentárias de silicone

A prótese dentária de silicone pode ser uma ótima opção de prótese, pois possui diversa vantagens, como  é o caso da facilidade de ser removida, a facilidade para limpá-la, mais bonita, já que não possui metais visíveis ou outros, além de ser mais confortável.

Prótese dentária flexível

A prótese dentária flexível é aquela que pode lhe trazer maior conforto, como é o caso da prótese de silicone. Além de maior conforto, ela ainda pode dar um aspecto mais bonito ao seu sorriso, dentre diversos outros fatores.

Prótese dentária com aparelho

È possível que você faça o uso de prótese, mesmo utilizando aparelho. Para isso, será recolocado o dente que falta, atrelado ao aparelho. Em muitos outros casos, as pessoas utilizam por estética.

Qual a melhor prótese dentária resina ou porcelana?

A prótese dentária de resina, é muito procurada pelo fato de possuir um valor bem mais acessível e além disso, possui uma ótima duração, o que permite que você não tenha que ficar trocando tanto. Já no caso da prótese de porcelana, ela é bem mais durável que a de resina e ainda oferece um aspecto mais bonito para o seu sorriso.

Logo, você deve escolher entre aquela que se encaixa melhor com você. Caso você queira algo mais barato e que ure, você deve escolher a de resina. Caso você possa e queira uma maior durabilidade e mais boniteza, você deve escolher a de porcelana.

Artigo produzido pela equipe do kotaazul.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *